Selfies ‘bombam’ na web com internet grátis por Wi-Fi na Festa de Barretos

Rede suporta 30 mil usuários conectados, com velocidade a partir de 1 mb.
Serviço só existe em aeroportos e estádios, diz presidente da Cennatech.

Selfie é quase uma obrigação aos visitantes da Festa de Barretos (Foto: Mateus Rigola/G1)

Fazer um selfie na Festa de Barretos (SP) é quase uma obrigação aos visitantes. Por todos os lados, há sempre alguém posando para a câmera do próprio celular. Mas, se postar as fotos nas redes sociais era uma missão quase impossível, com tanta gente conectada ao mesmo tempo nas redes 3G, isso já não acontece mais.

Pelo segundo ano, os festeiros contam com internet gratuita por rede wi-fi dentro do Parque do Peão. Usar o serviço é simples: basta fazer um cadastro e se conectar. A rede é capaz de suportar 30 mil usuários simultaneamente, com velocidade a partir de 1 megabyte.

“E existem algumas formas de turbinar isso. Inclusive, a rede dá a possibilidade de se conectar através da conta no Facebook, no Twitter, sem a necessidade de cadastro. As redes sociais estão bombando com o wi-fi gratuito”, diz Luiz Henrique Silva, diretor da Cennarion.

Central de tecnologia distribui internet para o Parque do Peão (Foto: Mateus Rigola/G1)

Silva explica que a internet também está disponível às empresas que atuam dentro da Festa do Peão, em camarotes, ranchos, lojas, além da própria organização. O serviço permitiu interligar os departamentos, proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento aos visitantes.

“Todas as plataformas que estão dentro da Festa do Peão trabalham sobre a rede de internet, seja ela por wi-fi ou link dedicado. Então, a gente diz que houve uma mudança de paradigma, entramos em uma nova era. O Parque do Peão tem agora tecnologia de ponta”, afirma.

O diretor comercial da Cennarion, Luiz Henrique Silva, e o presidente do Grupo Cennatech, Nabil Mourad (Foto: Mateus Rigola/G1)

Expansão
Desde a última edição da festa, a extensão de cabos de fibra ótica dentro do Parque passou de 25 para 32 quilômetros. O presidente do Grupo Cennatech, Nabil Mourad, explica que a rede foi redimensionada, principalmente na arena, para que nenhum visitante fique sem conexão.

“A gente tem uma central de tecnologia de onde saem cabos enterrados e aéreos. Eles são ligados aos Access Points, que são rádios de alta performance. Em um desses AP é possível ligar 1,2 mil celulares ao mesmo tempo. Isso só existe em aeroportos, estádios de futebol”, diz.

Mourad revela que a implantação da tecnologia no Parque do Peão permite a realização de eventos no local que antes só ocorriam nas grandes capitais. Um deles – ainda em negociação sob sigilo – é um encontro de games, previsto para o segundo semestre de 2017.

“Mas, isso só é possível porque temos uma plataforma que suporta essa tecnologia. Em termos estruturais, todas as portarias, os serviços de comunicação institucional, segurança, tudo passa pela rede de internet disponível. Para o usuário, é um benefício incomensurável”, conclui.

Tecnologia permite 30 mil conexões simultâneas no Parque do Peão (Foto: Mateus Rigola/G1)

Fonte: Acesse o site do G1